quarta-feira, 28 de março de 2012

sistema respiratório



SISTEMA RESPIRATÓRIO

I. INTRODUÇÃO
                  Sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pela entrada, filtração, aquecimento, umidificação e saída de ar do nosso organismo. Faz as trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, oxigenando o sangue e possibilitando que ele possa suprir a demanda de oxigênio do indivíduo para que seja realizada a respiração celular. O processo de troca gasosa no pulmãooxigênio por dióxido de carbono — é conhecido como hematose pulmonar.

II. ÓRGÃOS
O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.
   

III. PROCESSO DA RESPIRAÇÃO NOS HUMANOS
          Em condições normais de respiração, o ar passa pelas fossas nasais onde é filtrado por pêlos e muco e aquecido pelos capilares sanguíneos do epitélio respiratório (tecido altamente vascularizado). Passa então pela faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos (lat. pequenos brônquios), depois alvéolos (onde ocorre a hematose).

IV. FUNÇÃO
             A função do sistema respiratório é basicamente garantir as trocas gasosas com o meio (hematose), mas também ajuda a regular a temperatura corpórea, o ph do sangue e liberar água. Os componentes são nasofaringe, laringe, traquéia e os pulmões.

V. INSPIRAÇÃO E EXPIRAÇÃO
          A inspiração e a expiração são processos passivos do pulmão já que ele não se movimenta, isso fica a cargo do diafragma, dos músculos intercostais e da expansibilidade da caixa torácica, que garante a conseqüente expansão do pulmão graças à coesão entre pleura parietal (fixa na caixa torácica) e a pleura visceral (fixa no pulmão).



VI. VIAS RESPIRATÓRIAS
            São assim denominadas as estruturas responsáveis pelo transporte do ar aos pulmões no organismo humano. Essas estruturas são anatomicamente separadas em:
O epitélio respiratório (pseudoestratificado, ciliado, não-queratinizado) é a mucosa que reveste boa parte do trato respiratório, estendendo-se das fossas nasais até os brônquios. Esse epitélio é responsável pela filtração, aquecimento, e umidificação do ar inspirado. A filtração é possível graças à presença de muco secretado pelas células caliciformes e dos cílios que orientam seus batimentos em direção à faringe, impedindo a entrada de partículas estranhas no pulmão; enquanto o aquecimento é garantido pela rica vascularização do tecido, principalmente nas fossas nasais.

VII. OUTROS TIPOS DE RESPIRAÇÃO

  • BRANQUIAL: tipo de respiração típico de animais que vivem na água. EX.: PEIXES, CAMARÕES
  • CUTÂNEA: tipo de respiração típico de animais que vivem em locais úmidos. EX.: MINHOCA, ANFÍBIOS QUANDO EM FORMA LARVAL
  • TRAQUEAL: tipo de respiração típico de animais de peso leve. EX.: INSETOS
  • FILOTRAQUEAL: tipo de respiração típico de animais que não possuem uma boa estrutura locomotora.EX.: ARACNÍDEOS
  • PULMONAR: tipo de respiração típico de grande porte. EX.: ANFÍBIOS (FASE ADULTA) RÉPTEIS,AVES E MAMÍFEROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário