sábado, 3 de março de 2012


TAXONOMIA OU SISTEMÁTICA



I. INTRODUÇÃO

A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. Inclui a taxonomia (ciência da descoberta, descrição e classificação das espécies e grupo de espécies, com suas normas e princípios) e também a filogenia (relações evolutivas entre os organismos).

A classificação dos seres vivos é parte da sistemática, ciência que estuda as relações entre organismos, e que inclui a coleta, preservação e estudo de espécimes, e a análise dos dados vindos de várias áreas de pesquisa biológica. Nomenclatura é a atribuição de nomes (nome científico) a organismos e às categorias nas quais são classificados.

O nome científico é aceito em todas as línguas, e cada nome aplica-se apenas a uma espécie.

Há duas organizações internacionais que determinam as regras de nomenclatura, uma para zoologia e outra para botânica.



II. HISTÓRIA

O primeiro sistema de classificação foi o de Aristóteles no século IV a.C., que ordenou os animais pelo tipo de reprodução e por terem ou não sangue vermelho. O seu discípulo Teofrasto classificou as plantas por seu uso e forma de cultivo.

Nos séculos XVII e XVIII os botânicos e zoólogos começaram a delinear o actual sistema de categorias, ainda baseados em características anatômicas superficiais. No entanto, como a ancestralidade comum pode ser a causa de tais semelhanças, este sistema demonstrou aproximar-se da natureza, e continua sendo a base da classificação actual. Lineu fez o primeiro trabalho extenso de categorização, em 1758, criando a hierarquia actual.



III. REINOS

Tradicionalmente os seres vivos eram divididos em dois reinos: Plantas e Animais. Como muitos seres simples não cabem nesta divisão, em 1866 Ernst Heinrich Haeckel propôs a categoria Protista, incluindo algas, fungos, protozoários e bactérias, No século XX a classificação mais aceite passou a ter cinco reinos: Protista (protozoários e algumas algas), Monera (bactérias procariontes, e cianobactérias ou algas azuis), Fungi, Plantæ e Animalia.

Recentemente a análise genética levou a propor o grupo Archaea para as Archaebactérias, e mais dois grupos: as outras bactérias e os eucariontes (organismos que têm núcleo celular: fungos, plantas e animais).



IV. CATEGORIAS

Os reinos são divididos num sistema hierárquico de categorias chamadas taxa (plural de taxon). Cada taxon inclui os que o sucedem. Tradicionalmente são eles:

Domínio (mais recente)

Reino

Filo (ou divisão, em botânica)

Classe

Ordem

Família

Género

Espécie



V. NOMENCLATURA BINOMIAL

O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o género, o segundo, em minúscula, é o epíteto específico. Os dois nomes juntos formam o nome da espécie. Os nomes científicos podem vir do nome do cientista que descreveu a espécie, de um nome popular desta, de uma característica que apresente, do lugar onde ocorre, e outros. Por convenção internacional, o nome do género e da espécie é impresso em itálico, o dos outros táxons não. Subespécies têm um nome composto por três palavras.

EXERCÍCIOS

TEXTO PARA AS QUESTÕES DE 01 a 10:

“Taxonomia (do grego τασσεῖν ou tassein = "para classificar" e νόμος ou nomos = lei, ciência, administrar) foi à ciência de classificar organismos vivos (alfa taxonomia). Mais tarde a palavra foi aplicada em um sentido mais abrangente, podendo aplicar-se a uma das duas: classificação de coisas ou aos princípios subjacentes da classificação. Quase tudo - objetos animados, inanimados, lugares e eventos - pode ser classificado de acordo com algum esquema taxonômico”.

 01. Hoje a classificação dos seres vivos admite 3 domínios: Archaea, Bacteria e Eucaria que englobam, respectivamente, os seguintes representantes:
(A) metanogênicos, animais e protozoários.
(B) protozoários, microrganismos e vegetais.
(C) cianobactérias, protozoários e vegetais.
(D) vegetais, fungos e animais.
(E) hipertermofílicos, pneumococos e fungos.

02. De acordo com o sistema binominal de nomenclatura estabelecido por Linnaeus, o nome científico Felis catus aplica-se a todos os gatos domésticos como angorás, siameses, persas, abissínios e malhados. O gato selvagem (Felis silvestris), o lince (Felis lynx) e o puma ou suçuarana (Felis concolor) são espécies relacionadas ao gato.
a) A que gênero pertence todos os animais mencionados?
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b) Porque todos os gatos domésticos são designados por um mesmo nome científico?
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c) Qual dos nomes a seguir designa corretamente a família a que pertencem esses animais: Felinaceae, Felidae, Felini, Felinus ou Felidaceae? Justifique.
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03. “O ramo da biologia que estuda a classificação dos seres vivos é a taxonomia. Do grego táxis “ordenação”; nórmus “regra, lei” e ia “qualidade, propriedade”. Significa, portanto, sistemática ou ciência da classificação. O uso do nome científico atribuído a cada espécie permite uma padronização universal, que evita confusões geradas pela existência de inúmeros termos populares que outras regiões poderiam aplicar a essa espécie. Identifique a única alternativa incorreta sobre a classificação das espécies.
a) O nome da espécie deve ser escrito em latim, grifado, sendo obrigatória a presença de, no mínimo, dois nomes. O primeiro indica o gênero e o segundo, a espécie.
b) A inicial do termo indicativo do gênero deve ser escrita com letra minúscula e a da espécie com letra maiúscula
c) Nos casos em que o nome da espécie se refere a uma pessoa, a inicial pode ser maiúscula ou minúscula.
d) Quando se trata de subespécie, o nome indicativo deve ser escrito sempre com letra minúscula, mesmo quando se refere a pessoas, depois do nome da espécie.
e) Nos casos de subgênero, o nome deve ser escrito com inicial maiúscula, entre parênteses e depois do nome do gênero.

04. De maneira ascendente, como são ordenadas as categorias taxonômicas?
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05. Em relação à classificação atualmente aceita dos seres vivos, é correto afirmar que:
(A) não existem animais fotossintetizantes.
(B) todas as bactérias são eucariontes.
(C) todos os unicelulares são procariontes.
(D) os vegetais são heterotróficos
(E) os cogumelos são vegetais aclorofilados.

06. Classificando-se os seres vivos, é possível estabelecer uma ordem na diversidade da natureza, facilitando a sua compreensão. Assim, é correto afirmar que:
01) O sistema binomial de nomenclatura adota a Espécie como unidade básica de classificação.
02) Em taxionomia, uma Ordem engloba diversas Famílias, assim como um Gênero reúne diferentes Espécies.
04) Um determinado vegetal, de acordo com a classificação vigente, pertencerá obrigatoriamente a um Reino, a um Filo ou Divisão, a uma Classe, a uma Ordem, a uma Família, a um Gênero e a uma Espécie.
08) O Reino Protista engloba organismos unicelulares eucariontes, entre os quais se incluem protozoários e certas algas.
16) O Reino Fungi engloba os cogumelos, os liquens e as briófitas.
32) Os seres vivos pertencentes ao Reino Monera se caracterizam por serem todos unicelulares, com uma membrana nuclear bem estruturada.

Soma (     )

07. A figura a seguir mostra uma das árvores evolutivas sugeridas para os animais.

[Adaptada de "Biology", Arms, K & Camp, P. S., Saunders College Publishing, 1987]

a) Sabendo-se que os Metazoários Triploblásticos são divididos em Protostomados e Deuterostomados, dê o nome de dois filos pertencentes a cada um destes grupos.
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b) Na figura, que letra representa cada um dos filos escolhidos por você?
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c) Dê uma característica dos Protostomados Triploblásticos. Como essa característica se apresenta nos Deuterostomados?
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08. A pata de uma anta, as asas de uma pomba, o braço de um homem, são entre si:
a) homólogos porque realizam a mesma função.
b) homólogos porque possuem a mesma origem embrionária.
c) análogos porque possuem a mesma origem embrionária.
d) análogos porque realizam a mesma função.
e) homólogos e análogos simultaneamente

09. Qual das alternativas apresenta um par de estruturas homólogas?
a) Asa de papagaio e asa de borboleta.
b) Carapaça de tartaruga e concha de caramujo.
c) Nadadeira de peixe e asa de borboleta.
d) Asa de ave e asa de morcego.
e) Concha de mexilhão e escama de peixe.

10. Entre os cães domésticos encontramos uma grande diversidade morfológica (p. ex.: Fox, São Bernardo, Doberman, Poodle e muitos outros). Já entre os cães selvagens (Cachorro-do-mato, Lobo-guará), a diversidade é muito menor.
a) Como se explica, em termos evolutivos, essa diferença?
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b) Que nível taxonômico atribuímos à grande diversidade encontrada dentro de cada grupo de animais domésticos? Por quê?
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TEXTO PARA AS QUESTÕES DE 11 a 20:

“Vírus (do latim vírus, "veneno" ou "toxina") são pequenos agentes infecciosos (20-300 ηm de diâmetro) que apresentam genoma constituíse revestidos por um envoltório proteico formado por uma ou várias proteínas, o qual pode ainda ser revestido por um complexo envelopeformado por uma bicamada lipídica.”do de uma ou várias moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA), as quais possuem a forma de fita simples ou dupla. Os ácidos nucléicos dos vírus geralmente apresentam-SE revestidos por um envoltório proteico formado por uma ou várias proteínas, o qual pode ainda ser revestido por um complexo envelope formado por uma bicamada lipídica.”.

11. Indique em qual dos seres vivos, citados a seguir, o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA) não ocorrem em um mesmo indivíduo:
a) bactéria
b) protozoário
c) vírus
d) fungos
e) algas

12. "Medicina do futuro recruta vírus "bonzinhos" para vencer câncer e AIDS através de batalhas genéticas.”.
Utilizando vírus inofensivos como vetores de genes, cientistas estão colocando, nas células dos pacientes, o material genético que os médicos desejam.
                               (Folha de São Paulo-dez/92).
                              
Tal técnica é possível, pois, na célula hospedeira, o DNA do vírus:
a) inativa as diferentes funções vitais.
b) comanda a produção de proteínas.
c) inibe a respiração celular.
d) induz uma mensagem deletéria.
e) estimula a duplicação do DNA celular.

13. Os itens I a VI apresentam, não necessariamente na sequência, os passos pelos quais um vírus é replicado.

I. síntese das proteínas do vírus.
II. adesão da capa do vírus com a membrana celular.
III. produção de proteínas.
IV. abandono da cápsula.
V. liberação do vírus da célula.
VI. replicação do RNA viral.

Assinale a alternativa que apresenta todos esses passos na sequência correta.
a) II - IV - I - VI - III - V.
b) VI - IV - I - III - V - II.
c) II - VI - IV - III - I - V.
d) V - II - I - IV - VI - III.
e) II - IV - VI - I - III - V.

14. O vírus da gripe que ataca os seres humanos tem uma proteína HA que se liga à molécula da glicoforina, uma proteína abundante nas hemácias. No entanto, o vírus da gripe não consegue replicar-se nas hemácias.
Explique por que o vírus da gripe não consegue replicar-se nas hemácias.
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15. Devido ao fato de serem muito simples em termos de organização, podemos afirmar que os vírus provavelmente tiveram sua origem antes do surgimento das primeiras células procarióticas.

a) A afirmação apresentada pode ou não ser considerada válida?
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b) Justifique sua resposta.
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16. Em relação aos vírus analise as proposições abaixo.

(     ) São agentes infecciosos específicos de células animais.
(     ) Em laboratório, sobrevivem em meios de cultura artificiais.
(     ) Causam doenças, tais como: gripe, sarampo, catapora, varíola, poliomielite, herpes.
(     ) Crescem e se multiplicam apenas no interior das células que parasitam.
(     ) Sintetizam proteína, usando seus próprios ribossomos.

17. Duas doenças sexualmente transmissíveis muito comuns são a uretrite não gonocócica que, tudo indica, é causada pela "Chlamydia trachomatis" e o herpes genital, causado pelo "Herpes simplex". A tabela a seguir compara algumas características desses dois agentes infecciosos.

a) Esses organismos são vírus, bactérias, protozoários, algas, fungos, plantas ou animais? Justifique sua classificação com base nas características mencionadas na tabela.
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b) Esses dois agentes infecciosos indicados podem ter seu crescimento populacional representado pelo gráfico acima? Justifique sua resposta.
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18. "Os cientistas examinaram 11 homens aidéticos, dos quais 5 nunca tinham usado medicamentos anti-HIV e 6 haviam usado. Verificaram que 8 pacientes apresentavam novas mutações do vírus, resistentes às drogas ministradas e passíveis de serem transmitidas a outras pessoas."

Pela análise do texto, pode-se concluir que a fabricação da vacina antiaids.
a) apresenta os mesmos problemas que a da vacina contra a gripe.
b) só pode ser feita contra as formas mutantes do HIV.
c) precisa ser feita contra a forma normal do HIV.
d) é fácil de ser efetuada, tendo em vista a estabilidade do HIV.
e) certamente deverá estar no mercado dentro de pouco tempo.

19. Em relação à AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), analise as proposições a seguir:

1. É causada por um retrovírus.
2. Pode ser transmitida pelo leite materno das mães contaminadas pelo HIV.
3. O uso de preservativos (camisinha) durante as relações sexuais é uma das principais medidas profiláticas.
4. A transmissão é frequente pelo contato de mãos.

Considerando o estágio atual de conhecimentos, estão corretos:
a) 1, 3 e 4, apenas
b) 2 e 4, apenas
c) 1, 2 e 3, apenas
d) 2 e 3, apenas
e) 1, 2, 3 e 4

20. O organismo A é um parasita intracelular constituído por uma cápsula proteica que envolve a molécula de ácido nucléico. O organismo B tem uma membrana lipoprotéica revestida por uma parede rica em polissacarídeos que envolvem um citoplasma, onde se encontra seu material genético, constituído por uma molécula circular de DNA. Esses organismos são respectivamente:
a) uma bactéria e um vírus.
b) um vírus e um fungo.
c) uma bactéria e um fungo.
d) um vírus e uma bactéria.
e) um vírus e um protozoário.

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