quarta-feira, 28 de março de 2012

Powerpoint sobre protoctistas: algas



Clique aqui para acessar o material sobre algas.

Powerpoint sobre Bactérias



Clique aqui para acessar o conteúdo sobre bactérias.

PELE


Pele
I.      INTRODUÇÃO

A pele (cútis ou tez), em anatomia, é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas.

II. ANATOMIA
O nome anatómico internacional é cútis. A pele é um dos maiores órgãos, constituindo 15% do peso corporal, cobrindo quase todo o corpo à exceção dos orifícios genitais e alimentares, olhos e superfícies mucosas genitais.

III. HISTOLOGIA
A pele apresenta três camadas: a epiderme, a derme e o hipoderme subcutâneo (tecnicamente externo à pele, mas relacionado funcionalmente). Há ainda vários órgãos anexos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas; ou penas, escamas e cascos.

A) Epiderme
A epiderme é uma camada com profundidade diferente conforme a região do corpo. Zonas sujeitas a maior atrito como palmas das mãos e pés têm uma camada mais grossa  e chegam a até 2 mm de espessura. A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado . A célula principal é o queratinócito (ou ceratinócito), que produz a queratina.

-  Órgãos anexos da epiderme
  • Folículo piloso: produz uma estrutura maciça queratinizada;
  • o pêlo, que é produzido por células especializadas na sua raiz, constituindo o bulbo piloso.
B) Derme
A derme é um tecido conjuntivo que sustenta a epiderme. É constituído por elementos fibrilares, como o colágeno e a elastina e outros elementos da matriz extracelular, como proteínas estruturais, glicosaminoglicanos, íons e água de solvatação. É na derme que se localizam os vasos sanguíneos e linfáticos que vascularizam a epiderme e também os nervos e os órgãos sensoriais a eles associados. Estes incluem vários tipos de sensores:
  1. Corpúsculo de Vater-Pacini, sensíveis à pressão.
  2. Corpúsculo de Meissner com função de detecção de pressões de frequência diferente.
  3. Corpúsculo de Krause, sensíveis ao frio (pele glabra).
  4. Órgão de Ruffini, sensíveis ao calor.
  5. Célula de Merckel, sensíveis a tacto e pressão.

III. TIPOS DE PELE
  • Pele eudérmica: tem superfície lisa, flexível, lubrificante e umedecida.
  • Pele graxa: aumento de secreção sebácea.
  • Pele alípica: secreção sebácea insuficiente e secreção hídrica normal.
  • Pele desidratada: caracterizada pela diminuição hídrica normal e secreção sebácea normal.
  • Pele hidratada: aumento de teor hídrico. Hiperidrose.
  • Pele mista: ocorrência de pele graxa na zona central do rosto e pele alípica nas bochechas.
IV. FISIOLOGIA (FUNÇÃO)
A pele é um órgão muito mais complexo do que aparenta. A sua função principal é a protecção do organismo das ameaças externas físicas. No entanto, ela tem também funções imunitárias, é o principal órgão da regulação do calor, protegendo contra a desidratação. Tem também funções nervosas, constituindo o sentido do tacto e metabólicas, como a produção da vitamina D.

 V. CICLO CELULAR DA PELE

A pele normal produz cerca de 1.250 células por dia para cada centímetro quadrado e essas células são provenientes de 27.000 células. A duração normal do ciclo celular da pele é de 311 horas, mas se reduz para 36 na pele psoriática.

VI. PATOLOGIA
A pele é um importante órgão na clínica de várias doenças ou condições benignas que a afectam principalmente ou primariamente outros órgãos.
  • Acne - inflamação dos folículos pilosos devido a infecção pela bactéria Propionibacterium acnes.
  • Alopécia - redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele.
  • Celulite - alteração do tecido subcutâneo e gorduroso da pele causando irregularidades na superfície.
  • Dermatite seborreica - doença inflamatória da pele com etiologia auto-imune.
  • Efélis ou sarda - é uma hiperpigmentação fotorreactiva em alguns pontos da pele .
  • Melanoma maligno - tumor dos melanócitos da pele.
  • Pelagra - dermatite devido a deficiência vitamínica.
  • Queimadura
  • Tinha - infecção cutânea com fungos. A forma mais importante é o pé de atleta.
  • Urticária, Eczema e Eritema multiforme -reacções alérgicas da pele.
  • Vitiligo - doença auto-imune da pele faz com que determinadas regiões do corpo sofram despigmentação, ficando muito mais clara que a pele normal, necessita de tratamento médico.

sistema respiratório



SISTEMA RESPIRATÓRIO

I. INTRODUÇÃO
                  Sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pela entrada, filtração, aquecimento, umidificação e saída de ar do nosso organismo. Faz as trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, oxigenando o sangue e possibilitando que ele possa suprir a demanda de oxigênio do indivíduo para que seja realizada a respiração celular. O processo de troca gasosa no pulmãooxigênio por dióxido de carbono — é conhecido como hematose pulmonar.

II. ÓRGÃOS
O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.
   

III. PROCESSO DA RESPIRAÇÃO NOS HUMANOS
          Em condições normais de respiração, o ar passa pelas fossas nasais onde é filtrado por pêlos e muco e aquecido pelos capilares sanguíneos do epitélio respiratório (tecido altamente vascularizado). Passa então pela faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos (lat. pequenos brônquios), depois alvéolos (onde ocorre a hematose).

IV. FUNÇÃO
             A função do sistema respiratório é basicamente garantir as trocas gasosas com o meio (hematose), mas também ajuda a regular a temperatura corpórea, o ph do sangue e liberar água. Os componentes são nasofaringe, laringe, traquéia e os pulmões.

V. INSPIRAÇÃO E EXPIRAÇÃO
          A inspiração e a expiração são processos passivos do pulmão já que ele não se movimenta, isso fica a cargo do diafragma, dos músculos intercostais e da expansibilidade da caixa torácica, que garante a conseqüente expansão do pulmão graças à coesão entre pleura parietal (fixa na caixa torácica) e a pleura visceral (fixa no pulmão).



VI. VIAS RESPIRATÓRIAS
            São assim denominadas as estruturas responsáveis pelo transporte do ar aos pulmões no organismo humano. Essas estruturas são anatomicamente separadas em:
O epitélio respiratório (pseudoestratificado, ciliado, não-queratinizado) é a mucosa que reveste boa parte do trato respiratório, estendendo-se das fossas nasais até os brônquios. Esse epitélio é responsável pela filtração, aquecimento, e umidificação do ar inspirado. A filtração é possível graças à presença de muco secretado pelas células caliciformes e dos cílios que orientam seus batimentos em direção à faringe, impedindo a entrada de partículas estranhas no pulmão; enquanto o aquecimento é garantido pela rica vascularização do tecido, principalmente nas fossas nasais.

VII. OUTROS TIPOS DE RESPIRAÇÃO

  • BRANQUIAL: tipo de respiração típico de animais que vivem na água. EX.: PEIXES, CAMARÕES
  • CUTÂNEA: tipo de respiração típico de animais que vivem em locais úmidos. EX.: MINHOCA, ANFÍBIOS QUANDO EM FORMA LARVAL
  • TRAQUEAL: tipo de respiração típico de animais de peso leve. EX.: INSETOS
  • FILOTRAQUEAL: tipo de respiração típico de animais que não possuem uma boa estrutura locomotora.EX.: ARACNÍDEOS
  • PULMONAR: tipo de respiração típico de grande porte. EX.: ANFÍBIOS (FASE ADULTA) RÉPTEIS,AVES E MAMÍFEROS

sistemas excretores


SISTEMAS EXCRETORES

I. INTRODUÇÃO
         Designa-se como sistema excretor qualquer conjunto de órgãos que, num organismo, é responsável pela manutenção do meio interno, regulação do teor de água e sais minerais e eliminação de resíduos nitrogenados formados durante o metabolismo celular.
       
II. TIPOS DE SISTEMAS NOS HUMANOS
         No ser humano podemos considerar como sistemas excretores o sistema urinário (onde é produzida a urina) e a pele (que produz suor através das glândulas sudoríparas). O sistema respiratório, ao eliminar dióxido de carbono, que é um dos principais resíduos da respiração celular.

III. FUNÇÃO
         Eliminar as substâncias que estão em excesso, para manter o equilíbrio, chamado de equilíbrio dinâmico, que é fundamental para o bom funcionamento da célula com o meio. Homeostase.

IV. CONCEITOS BÁSICOS
 - Diálise do sangue: Filtração do sangue pelo rim;
- Diurese: Processo de formação da urina;
- Micção: Ato de urinar;
- Substância diurética: Aumenta a formação da urina;
- Cálculo Renal: Pedras nos rins ou Ureter, causada pela má alimentação e a falta de água.
- Infecção urinária (cistite): Ardência na micção. Lesões na uretra por traumatismo ou bactérias.

V. COMPONENTES DO SISTEMA URINÁRIO HUMANO E FORMAÇÃO DA URINA
ÓRGÃOS DO SUH: RINS,URETERES,BEXIGA URINÁRIA E URETRA
 Néfronio - Unidade funcional dos rins;
- Etapas da atividade renal em cada néfron:
01. Ultrafiltração renal nos glomérulos. Passagem de água, íons, aminoácidos, glicose e vitaminas do plasma para a cápsula de Bowman.
02. O filtrado glomerular passa para o túbulo contorcido proximal, ocorrendo transporte activo de sódio de volta para o sangue. Processo este estimulado pelo hormônio chamado aldosterona (das supra-renais).
03. Na alça de Henle, há reabsorção de água, e a urina primária torna-se mais concentrada. Este é o local de maior reabsorção de água.
04. No túbulo contorcido distal volta a acontecer o transporte activo, com reabsorção de glicose e aminoácidos. Mas neste local também há reabsorção passiva de água, estimulada pelo ADH (hormônio antidiurético).
05. O líquido que chega nos tubos colectores já não contém mais aminoácidos, glicose ou vitaminas, o seu teor de água é relativamente pequeno, e ele já pode ser considerado urina.
- SUBSTÂNCIAS REABSORVIDAS: Água, Glicose, Eletrólitos, Aminoácidos, Vitaminas;
- SUBSTÂNCIAS EXCRETADAS: Água, Uréia, Ácido Úrico, Amônia, Creatinina, Resíduos metabólicos; Controle Hormonal da Diurese: ADH - Hormônio Anti-Diurético; - Produção na Hipófise (glândula do cérebro que produz e armazena hormônios); - Actua no Néfron aumentando a reabsorção, e portanto diminuindo a diurese.
Obs: O álcool inibe a produção de ADH, aumentando assim a diurese.
Diabetes insípida : - Diminui a produção do ADH; - Poliúrica; - Desidratação intensa; - Sede excessiva;
VI. EXCREÇÃO NOS ANIMAIS:
- Difusão Direta: Invertebrados inferiores, com exceção dos platelmintos que possuem célula-flama, especializada na excreção. Os anelídeos possuem nefrídias e os insetos fazem sua excreção através dos túbulos de Malpighi;
- Rins: Todos os vertebrados fazem excreção através dos rins;
- Pronefros: Próximos à cabeça, estão tubos em nefróstoma, presentes nos platelmintos;
- Mesonefros: Região média do corpo, tubos com nefróstoma e glomérulos. Como nos peixes e anfíbios;
- Metanefros: Região posterior do corpo, apenas com glomérulos. Répteis, aves e mamíferos.
VII. PRINCIPAIS CATABÓLITOS
- Amônia: Excretada por animais aquáticos, muito solúvel em água e muito tóxica, por isso deve ser diluída em alto volume de água. Chamados de amoniotélicos.
- Uréia: Excretada por animais terrestres não ovíparos (anfíbios e mamíferos), menos tóxica que a amônia. O que representa uma economia hídrica. Chamados de ureotélicos.
- Ácido Úrico: O menos tóxico dos três, e também o menos solúvel em água. Excretado por insetos e vertebrados ovíparos terrestres (maioria dos répteis e aves). Chamados de uricotélicos.



quarta-feira, 7 de março de 2012

SISTEMA DIGESTÓRIO


FISIOLOGIA ANIMAL: NUTRIÇÃO





I. INTRODUÇÃO

              É a capacidade de o organismo obter do ambiente matéria prima para a construção do corpo e a realização de suas atividades.

              A digestão é a quebra do alimento em nutrientes, para um melhor aproveitamento do mesmo.



II. NUTRIENTES

·         Carboidratos;

·         Lipídios;

·         Proteínas;

·         Vitaminas;

·         Sais minerais.



III. TIPOS DE DIGESTÃO

·         Intracelular (poríferos e protozoários);

·         Extracelular (cnidários e platelmintos, com exceção dos parasitas – tênias, esquistossomos);

·         Cavidade digestória (hidra – cnidário): tubo digestório incompleto;

·         Tubo digestório completo (a partir dos nematódeos – lombriga).



IV. ETAPAS DA NUTRIÇÃO

·         Ingestão: introdução do alimento;

·         Digestão: transformação do alimento;

·         Absorção: entrada das substâncias na célula;

·         Egestão: eliminação dos resíduos.



V. SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO

              * Boca, Faringe, Esôfago, Estômago, Intestino delgado, Intestino grosso, reto     e ânus: órgãos principais;

              * Glândulas salivares, fígado e pâncreas: estruturas anexas.



VI. ETAPAS DA DIGESTÃO

·         Mecânica (dentes);

·         Química.



VII. A DIGESTÃO MECÂNICA

              *     Estrutura responsável: dentes;

·         Mastigação: redução do alimento;

·         Deglutição: ato de engolir;

·         Peristaltismo: contrações involuntárias do tubo digestório (empurrar o alimento até o estômago).





VIII. AÇÕES QUÍMICAS DA DIGESTÃO

·         Órgãos responsáveis: boca, estômago e intestino delgado;

·         Insalivação (enzimas)

                                   

                                    PTIALINA

      AMIDO------------------------------------------à MALTOSE

(polissacarídeo)           (enzima)                          (dissacarídeo)                     

 

·         Quimificação ( digestão de proteínas): alim. diger. estômago (QUIMO)

                                             

                                               PEPSINA

      PROTEÍNAS------------------------------------------à PEPTÍDEOS

                                                                      (enzima)                       (prot. menores)  



·         Quilificação (maioria dos resíduos químicos): vesícula biliar (emuls. gor ) 



                                              BILE

      LIPÍDIOS---------------------------------------à GORDURAS MENORES

                           (gorduras)                      (sais)  



IX. TEMPO E PERCURSO DO ALIMENTO (6,5 m)

·         BOCA: 5-30s (bolo alimentar) = 8 cm;

·         FARINGE E ESÔFAGO: 10s (alimento passa para o estômago) = 25 cm

·         ESTÔMAGO: 3 horas (digere o alimento) = 15 cm;

·         INTESTINO DELGADO: 3 horas (pasta líquida) = 4 a 5 m;

·         INTESTINO GROSSO: 6 horas a 2 dias (material não digerido) = 1,2 m;

·         RETO E ÂNUS: pouco tempo (passagem e elimin. do material não digerido).



X. O QUE SIGNIFICA COMER BEM?

              * Uma boa alimentação deve incluir 1 ou 2 produtos de cada tópico abaixo:

               1) CEREAIS: pão, massas, batata, mandioca e milho (carboidratos) e fibras (regulam o bom funcionamento do intestino);

               2) VERDURAS, LEGUMES E FRUTAS: vitaminas, carboidratos, sais e fibras;

               3) LEITE E DERIVADOS: iogurte, queijo. Fornecem cálcio, proteínas, vit. D, gordura e alguns sais minerais;

               4) CARNES: boi, ave, peixe, miúdos, ovos, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, amendoim), castanha e nozes. Fornecem proteínas, lipídios, alguns sais minerais e algumas vit. do complexo B.



XI. ALGUNS TIPOS DE DIETAS ALIMENTARES

·         Emagrecer: o indivíduo se abstém de comer carboidratos e gorduras;

·         Engordar: o indivíduo inclui no seu hábito alimentar carboidratos, lipídios e  proteínas;

·         Manter o peso: o indivíduo controla a quantidade de carboidratos e lipídios.



Exercícios de sala





01.  Explique o que é nutrição. (2 linhas)

02.  Cite e explique as quatro etapas da nutrição. (2 linhas)

03.  Explique o que é digestão. (2 linhas)

04.  Cite os principais órgãos do sistema digestório. (2 linhas)

05.  Explique como ocorre o caminho do alimento ao longo do sist. digestório. (3 linhas)

06.  Onde, respectivamente, é produzido o quimo e o quilo? (2 linhas)

07.  Se você aplicasse em uma pessoa uma injeção que inibisse seu peristaltismo, inicialmente, o alimento teria dificuldade de chegar em que porção de seu tubo digestório? (1 linha)

08.  Onde ocorre a digestão de um bife de carne bovina e de uma porção de macarrão, respectivamente? (1 linha)

09.  Cite a função das seguintes enzimas:

a)      pepsina:

b)      tripsina:

      10. Qual a função de composto, como por exemplo, a bile e o suco pancreático?